Blog

Informações úteis

Neste espaço você encontra alguns textos meus sobre a minha área de atuação para ajudar a tirar eventuais dúvidas de forma qualificada

Old man hands stringing bracelet

ARTROSE

Muitos pacientes já na meia idade vivenciam o surgimento de certas deformidades nos dedos, acompanhados de nódulos e muitas vezes de dor.

Saiba mais »
Woman suffering with chronic hand pain

TENDINITES

Tendinites do membro superior são muito comuns. Relacionadas a atividades repetitivas, postura, esporte, esforço físico, ou mesmo sem um agende específico relacionado.

Saiba mais »
top view of hands cutting fresh tomatoes on cutting board

ACIDENTES COM CORTES

Muitas vezes nos deparamos com acidentes domésticos ou mesmo no trabalho, que envolvem feridas por facas, serras, fraturas expostas, ou qualquer material perfurante.

Saiba mais »
Closeup of x-ray filmof a fractured finger

FRATURAS

Fraturas do rádio distal são as fraturas mais comuns das emergências, porém no punho e na mão há 29 ossos e diversos ligamentos que podem ser atingidos também nesses traumas.

Saiba mais »

CISTO DE PUNHO

Cistos sinoviais são os tumores benignos mais comuns da mão. Eles se originam de uma invaginação da cápsula articular para a parte externa da articulação, contendo líquido sinovial no interior e um pedículo comunicante com a articulação.

Saiba mais »

DEDO EM GATILHO

Nossos tendões flexores atravessam o punho e chegam até a ponta dos dedos percorrendo pequenos túneis chamados de “polias”. Elas servem para manter os tendões bem posicionados durante os movimentos dos dedos. É necessário de um espaço adequado e de líquido sinovial para lubrificar o deslizamento dos tendões nas polias.

Saiba mais »
Carpal tunnel syndrome. man arms holding his painful wrist

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

A síndrome do túnel do carpo é uma patologia que acomete principalmente mulheres na idade adulta, porém também pode acometer homens e pessoas de todas idades, sendo a causa mais comum de compressão nervosa do corpo humano.

Saiba mais »

DEDO EM MARTELO

Dedo em Martelo é quando nossa articulação interfalangeana distal (ponta do dedo) não consegue a extensão completa, dado por algum trauma geralmente axial, ou por algum corte no dorso dessa articulação. Muitos se dão por boladas em que o dedo recebe a pancada reto na bola.

Saiba mais »

DUPUYTREN

Dupuytren é uma doença que acomete 6% da população global, principalmente homens de meia idade, muito associado com genética, ascendência européia, tabagismo, alcoolismo, algumas doenças sistêmicas e uso de certas medicações.

Saiba mais »

Copyright © 2021 Dr Fernando Sirena