SÍNDROME CUBITAL

A compressão do Nervo Ulnar é a segunda maior síndrome compressiva do membro superior.

Ocorre principalmente na região do cotovelo, com sintomas que variam de formigamentos no antebraço e nos dedos anelar e quinto, a perdas de força, de movimentos da mão e dor. Os sintomas estão intimamente ligados ao posicionamento de todo o braço durante o dia a dia, seja no trabalho ou em atividades físicas, ficando mais contínuo com o passar do tempo se nada for feito.

O Nervo Ulnar é responsável pela destreza da mão, ou seja, todos os movimentos mais delicados realizados pela mão e dedos. Ele atravessa o cotovelo por um túnel e o punho por outro, sendo no cotovelo o lugar de compressão mais comum. Sua compressão crônica pode além de gerar perdas graves nos movimentos, pode ser muito incômodo os sintomas de parestesias e dor constantes nesse membro.

O tratamento consiste basicamente em modificação de posição no trabalho/exercícios, pads acolchoados para pessoas que apoiam muito os cotovelos, fisioterapia e, dependendo da avaliação de cada caso, cirurgia.

Existem diversas técnicas cirúrgicas para liberação da compressão do nervo ulnar. Cada paciente deve ser avaliado individualmente com relação aos seus sintomas, biotipo e local de compressão.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Email

Copyright © 2021 Dr Fernando Sirena