CISTO DE PUNHO

Cistos sinoviais são os tumores benignos mais comuns da mão. Eles se originam de uma invaginação da cápsula articular para a parte externa da articulação, contendo líquido sinovial no interior e um pedículo comunicante com a articulação.

Isso se deve muitas vezes a cargas excessivas e repetitivas na articulação do punho principalmente, ou alguma instabilidade ligamentar que cause uma fraqueza na parede da cápsula articular. Muitas vezes, como há um pedículo comunicante, eles aumentam e diminuem de tamanho. Porém, quando há uma obliteração desse canal, ele pode se tornar fixo e doloroso, causando também queixas estéticas no local.

O local mais comum de surgimento é no dorso do punho, seguido pelo lado palmar. Mas pode surgir também em pequenas articulações dos dedos e na palma da mão onde deslizam os tendões flexores. Dependendo do local de surgimento, apesar de ser totalmente benigno, ele pode causar compressões nervosas, tendinites e dificuldade de movimentos.

O manejo inicial consiste em orientar o paciente sobre a benignidade da patologia, amenizar dor, repouso articular com talas removíveis e anti inflamatório. Caso o cisto seja de grande volume, queixa estética ou sem resultado conservador, é proposto o tratamento invasivo. A primeira opção é a drenagem com agulha, porém existe uma taxa de recorrência alta por não ser excisada a cápsula. Outra opção é a excisão cirúrgica. Ela pode ser feita por via aberta ou por via artroscópica, em que é realizado dois acessos percutâneos para a câmera e o instrumental, sem praticamente deixar cicatrizes. O pós operatório é tranquilo, evitando esforços por duas semanas e sem imobilização.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Copyright © 2021 Dr Fernando Sirena