ACIDENTES COM CORTES

Muitas vezes nos deparamos com acidentes domésticos ou mesmo no trabalho, que envolvem feridas por facas, serras, fraturas expostas, ou qualquer material perfurante.
top view of hands cutting fresh tomatoes on cutting board

Frequentemente, podem ocasionar dano a estruturas vitais para o funcionamento da mão e dos dedos em mesmo cortes superficiais. Simples perfurações em regiões “chave” podem atingir nervos digitais, tendões flexores/extensores, artérias, entre outros. Estruturas que possuem cerca de 0,5 milímetros e estão expostas logo abaixo da nossa pele.

Em emergências generalistas é difícil de encontrar profissionais especializados em mão ou com capacidade de avaliar todas lesões possíveis de terem ocorrido. O atendimento muitas vezes se dá de forma básica, em controlar sangramentos, limpar e fechar feridas, ficando as lesões específicas para uma segunda avaliação adiante. Por isso é muito importante que essa avaliação com especialista seja o mais breve possível.

Dano a nervos e tendões possuem uma janela de cerca de um mês para serem reparados com os melhores resultados possíveis. Após esse período, a cirurgia e os resultados vão ficando cada vez mais complicados. Portanto, procure um especialista o mais rapidamente possível nos casos de cortes nos membros superiores. Mesmo as lesões mais complexas podem ser amenizadas com avaliação e tratamento de um especialista.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Email

Copyright © 2021 Dr Fernando Sirena