Frequentemente, podem ocasionar dano a estruturas vitais para o funcionamento da mão e dos dedos em mesmo cortes superficiais. Simples perfurações em regiões “chave” podem atingir nervos digitais, tendões flexores/extensores, artérias, entre outros. Estruturas que possuem cerca de 0,5 milímetros e estão expostas logo abaixo da nossa pele.
Em emergências generalistas é difícil de encontrar profissionais especializados em mão ou com capacidade de avaliar todas lesões possíveis de terem ocorrido. O atendimento muitas vezes se dá de forma básica, em controlar sangramentos, limpar e fechar feridas, ficando as lesões específicas para uma segunda avaliação adiante. Por isso é muito importante que essa avaliação com especialista seja o mais breve possível.
Dano a nervos e tendões possuem uma janela de cerca de um mês para serem reparados com os melhores resultados possíveis. Após esse período, a cirurgia e os resultados vão ficando cada vez mais complicados. Portanto, procure um especialista o mais rapidamente possível nos casos de cortes nos membros superiores. Mesmo as lesões mais complexas podem ser amenizadas com avaliação e tratamento de um especialista.